JORGE ROQUE

Nasceu em Portel, no coração do Alentejo. Estudou em Évora e Lisboa, onde acabou por se licenciar em Design, na Faculdade de Belas Artes. Com passagens profissionais pelo Porto e por Itália, regressou sempre às origens. Frequentou entretanto o curso de Arquitectura na Universidade de Évora, paixão antiga, mas a música foi sempre amor maior e acabou por não terminar.
Com uma infância feliz, de quem nasce e vive num Alentejo interior, com muita alma e riqueza humana, destacou-se desde muito novo a sua paixão pela música e sobretudo pelo cante.
Primeiro no fado de Coimbra, aos oito, nove anos, depois no de Lisboa, que canta ainda hoje sempre que tem lhe bate a saudade. Interpreta o fado como poucos, mas é sobretudo um cantor de tudo aquilo que o emociona e aí terá certamente presença o Fado, mas também o Cante Alentejano. A sua primeira interpretação pública neste registo aconteceu aos 10 anos de idade, altura em que se estreia em televisão, no programa de Fialho Gouveia, “Com Pés e Cabeça. Essas interpretações vieram até quase aos dias de hoje, tendo sido “alto” do famoso Grupo Coral de Cantares Regionais de Portel.
Frequentou em 2011 a prestigiada escola internacional de música, Berklee College of Music, em Boston, depois de vencer a última edição do programa da RTP Operação Triunfo, formação que alicerçou o seu primeiro trabalho discográfico intitulado Às Vezes, com edição em finais de 2013. Com presença em rádios nacionais e com vários temas em bandas sonoras de novelas nacionais, destaca-se o tema “Uma Fracção de Faísca”, actualmente em antena, na nova novela da TVi, Jardins Proibidos.
Jorge Roque é compositor e autor das suas canções escrevendo também para outros nomes da música portuguesa. Na sua voz recaem variadíssimas influências e confessa-se um compositor compulsivo. Por isso mesmo prepara já um próximo disco, mais próximo das suas raízes e onde confessa culminar a matriz da sua identidade enquanto músico e intérprete. Fique atento.





